gov.br

Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design

Regras de Armazenamento do Google

Em função de mudanças nas regras de armazenamento da plataforma Google Apps for Education, nas quais são disponibilizadas as contas de e-mail, a hospedagem de arquivos em nuvem, entre outros serviços usados pelo Departamento, será necessário adotar limites aos espaços hoje cedidos de forma ilimitada para os usuários das contas @daud.ufc.br, @design.ufc.br e @arquitetura.ufc.br.

Contas de Alunos

(1) No dia 01/07/2022* foram excluídas todas as contas inativas ou de ex-alunos que já não possuem vínculo ativo com as atividades do Departamento. Antes da medida, todas as contas afetadas por essa decisão foram comunicadas individualmente, no mínimo duas vezes por mensagem num intervalo de 60 (sessenta) dias. Depois a conta foi tornada SUSPENSA por um prazo de mais 30 (trinta) dias na expectativa de algum pronunciamento do usuário da conta, até a sua exclusão em definitivo. O primeiro corte ocorreu no final de 2021 e o segundo agora em Maio de 2022.

(2) No dia 01/07/2022* passou a vigorar o limite de transição de 300 GB para todas as contas de alunos ativos. No dia 22/07/2022 passa a vigorar o limite de 100 GB até o dia 31/07/2022. A cada nova etapa de transição o usuário fica impedido de salvar novos arquivos caso ultrapasse os limites estabelecidos.

(3) A partir do dia 01/08/2022* passa a vigorar o limite de 30 GB de espaço disponível para cada usuário do tipo ALUNO das contas @arquitetura.ufc.br e @design.ufc.br.  Esse limite será global e estará sujeito a alterações a medida que o consumo por parte do usuário sofra alterações e possa alcançar o limite geral disponível para o Departamento. Usuários que ultrapassarem o limite de 30 GB a partir desta data ficam impedidos de salvar novos arquivos.  O aluno tem até o dia 15/08/2022* para se adequar aos novos limites e, caso não o faça, a conta será suspensa e excluída em definitivo em 01/09/2022*.

Contas Institucionais

(1) Contas Institucionais passam a contar com os seguintes limites máximo de armazenamento compartilhado:

– Docentes e Técnicos Administrativos (até 800 GB);
– Setores Administrativos (até 1.0 TB);
– Grupos de Pesquisa (até 1.5 TB);

– Contas para eventos ou temporárias (até 300 GB);

(2) Os novos limites passam a valer a partir de  01/08/2022*. Contas que ultrapassarem seus limites ficam automaticamente impedidas de salvar novos arquivos até que o responsável faça os devidos ajustes.

*as mudanças são aplicadas às 11h59 do dia do evento.

Informações Complementares

(1) Verificar espaço utilizado: o usuário pode verificar o quanto está usando de espaço em sua conta institucional através desse link. É necessário estar logado na conta para que seja exibido a informação correta sobre a quantidade de espaço consumido que engloba os arquivos armazenados no Google Drive, o espaço usado pelo Gmail e as imagens salvas no Google Fotos.
(2) Alternativa de armazenamento: através das contas Institucionais, do tipo @arquitetura.ufc.br, @design.ufc.br ou @daud.ufc.br o usuário poderá fazer uso do OneDrive da Microsoft, entretanto alertamos que o Departamento não oferece suporte a essa alternativa e tampouco é possível determinar por quanto tempo será mantido a oferta de até 1 TB para armazenamento de dados. O cadastro no Microsoft Teams e Office 365 pode ser feito neste link.
(3) Como fazer o download ou transferência dos arquivos: nesta página do Google há o passo a passo necessário caso você deseje fazer o download ou transferir seus arquivos para outras plataformas de armazenamento em nuvem.